As lentes se acomodam perfeitamente nos olhos. Por esse motivo, é comum as pessoas se questionarem se podem dormir com lente de contato. Apesar delas não incomodarem ao dormir, ainda se trata de um objeto estranho para o corpo.
Além disso, o globo ocular é muito sensível. Desse modo, o recomendado é que o uso da lente não ultrapasse 8 ou 10 horas, mesmo durante o dia. Vale lembrar que, à noite, a dinâmica do nosso organismo muda, uma vez que ocorre uma redução na lubrificação dos olhos, aumentando as chances de surgirem irritações.
Por conta disso, vários são os perigos da lente de contato que podem surgir quando ela é usada por longos períodos. Continue a leitura e conheça, a seguir, os principais riscos dessa atitude.
Inflamação
As córneas recebem oxigênio por meio de trocas gasosas com o ar. Assim, quando piscamos elas são lubrificadas. No entanto, quando dormimos, ficamos longos períodos com os olhos fechados. Logo, a troca não ocorre.
Durante o dia, ao piscar, a lente se move sutilmente, o que permite a oxigenação da córnea, evitando a ceratite — inflamação nos olhos. Aliás, ela é bem comum em pessoas que dormem com lentes de contato. Conheça os principais sintomas:
• Vermelhidão;
• Visão turva;
• Lacrimejamento;
• Sensação de sujeira;
• Desconforto com a luz;
• Dor.
Além disso, a ceratite facilita a entrada de fungos e bactérias nos tecidos, causando infecções ainda mais sérias. Nesses casos, são necessários tratamentos específicos conforme o agente infectante.
Infecção ocular
A ceratite bacteriana é uma infecção no olho por causa da lente de contato considerada urgência oftalmológica. Isso porque, se não tratá-la corretamente, pode causar perfuração na córnea, elevando a chance de perder a visão.
Outro problema ao utilizar a lente de contato ao dormir ou passar longos períodos com ela se trata da ameba Acanthamoeba keratitis. Isto é, um protozoário encontrado em lugares úmidos, rios e lagos.
Piscinas e outros ambientes úmidos, como banheiras de hidromassagem, também podem abrigar esse parasita. Para evitar que isso aconteça, é importante manter os cuidados de desinfecção das lentes, usando os produtos adequados, principalmente em locais públicos e úmidos, como praias, clubes aquáticos e spas.
Úlcera
Não se pode dormir com lente de contato porque essa ação pode causar formação de úlceras, trazendo riscos graves à visão. A úlcera é uma ferida aberta na superfície ocular. Assim, pode tanto atacar a córnea como perfurar os tecidos internos.
Portanto, esse tipo de patologia requer uma abordagem emergencial. Nesse caso, o tratamento depende do tempo que passou desde o início da ulceração, do tamanho da ferida e da gravidade do caso.
Em alguns casos, usar colírios antibióticos, curativos e lentes terapêuticas, por exemplo, podem ser a solução. Por outro lado, existem casos mais graves que exigem procedimentos cirúrgicos e tratamentos mais intensivos.
Cuidados com a lente de contato ao dormir
Como não se deve dormir com lente de contato, você precisa saber o que fazer com elas para manter sua saúde ocular enquanto dorme. A limpeza, a desinfecção e o armazenamento do acessório são alguns cuidados com a lente de contato ao dormir, evitando os riscos citados. Então, entenda como preservar a sua saúde:
• Primeiramente, lave bem a mão antes de retirar a lente de contato dos olhos. Desse modo, você evita a transferência de micro-organismos nocivos e muitas doenças;
• Após retirar a lente, faça a limpeza adequada. Jamais use soro ou água, uma vez que existem produtos de higiene adequados e eficazes para manter a sua segurança;
• Não deixe suas lentes de contato no banheiro, já que se trata de um ambiente contaminado, aumentando a chance de transmitir bactérias e agentes patógenos.
Porém, como guardar lente de contato na hora de dormir? O correto é usar o estojo específico para isso. No entanto, lembre-se de manter a higienização do objeto. Afinal, ele também pode acumular microorganismos prejudiciais à saúde dos olhos.
Como higienizar a lente de contato
Você já entendeu porque não pode dormir com lente de contato — mesmo que seja somente um cochilo —, pois graves problemas podem surgir. Mas, a limpeza desse acessório também é importante. Então, como higienizar lentes de contato em trocas programadas? Aprenda com as orientações a seguir:
1. Aplique a solução desinfectante para lentes de contato nos dois lados do estojo;
2. Após a limpeza, enxágue as lentes com a solução recomendada: friccione com cautela ambos os lados e enxágue conforme a recomendação da 3. bula da solução multipropósito;
4. Coloque a lente no fundo do estojo e cubra-a inteira com a solução adequada;
5. Repita o procedimento com a outra lente, feche o estojo e deixe-as submersas na solução.
Vale destacar que não se deve usar água mineral nem soro fisiológico na higiene de sua lente, evitando, assim, infecção bacteriana. Outro cuidado importante é renovar o líquido do estojo em toda troca. Além disso, lembre-se de trocar o estojo a cada três meses.
O que fazer se dormir com lente de contato
Você já entendeu que não pode dormir com lente de contato, mas, se por um descuido acabou esquecendo de tirá-las, seja a noite toda ou somente durante um cochilo, é importante seguir as recomendações deste artigo.
O que fazer se dormir com lente de contato, afinal? De forma alguma tente retirá-las assim que acordar. Como já falamos, durante o sono, nosso olho interrompe o processo natural de lubrificação, dessa forma deixando o globo ocular mais seco. O indicado é retirar as lentes após uma hora de ter acordado.
Caso você já use colírios para lubrificação, ele será muito útil nesse momento. No entanto, se você não usa, não se preocupe! Basta piscar o olho para que esse processo ocorra naturalmente. Durante esse período, evite o uso de telas e ambientes que tenham ar condicionado ou ventiladores.
Conheça os melhores produtos do mercado na Lentes Web
Então, agora que você já entendeu porque não pode dormir com lente de contato e quais são as consequências dessa situação, acesse nosso site e encontre lentes e soluções próprias para higienização. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e produtos de alta qualidade, garantindo a sua segurança e protegendo os seus olhos.