Você sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato?

 

Você sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato?


As consequências para quem não sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato podem ser trágicas para a saúde ocular. Após o tempo de uso delimitado, a lente de contato altera o seu formato, possibilitando o acúmulo de impurezas na sua superfície, podendo trazer sérios danos aos olhos.
Este artigo é para você que ainda tem dúvidas sobre como cuidar de lentes de contato. Ao terminar a leitura, você vai saber como deve ser o uso em cada tipo de lente, os prazos de validade existentes no mercado e as indicações sobre como trocar as lentes no tempo certo.

Por quanto tempo devo utilizar a mesma lente?

A informação sobre quanto tempo pode ficar com lente de contato deve ser recomendada pelo seu oftalmologista, além de estar bem visível na embalagem do produto. O prazo máximo é de um ano. No entanto, para isso se efetivar, o usuário deve cumprir o protocolo de conservação e limpeza diariamente.
Pensando na pessoa que prefere não ter esse compromisso por tanto tempo, o mercado oferece lentes de contato com períodos de uso mais curtos. Dessa forma, qualquer um pode ter a experiência com as lentes, basta ter a receita médica e incluir os cuidados com o produto na rotina.

Modelos de lentes e os tempos de uso

Vamos listar os modelos de lentes conforme o período máximo de uso e as vantagens de cada um. Atente-se a cada especificação, para poder discutir com o seu médico sobre os tipos de lente de contato ideais para você. Confira a seguir.

Lentes diárias

São feitas para descarte logo após o uso. Ou seja, devem ser utilizadas ao longo de 12 horas, no máximo, e no dia seguinte o usuário deve colocar lentes novas. A lente de contato diária é ideal para pessoas com rotina muito agitada ou praticante de esportes, já que não exige manutenção.

Lentes quinzenais

Devem ser descartadas após quinze dias de uso. Porém, atenção! Isso não significa dizer que podem ser utilizadas por quinze dias seguidos, sem retirá-las. Elas precisam ser higienizadas em solução específica e mantidas em estojo para lentes durante o período de não utilização.

Lentes mensais

Como o nome já diz, são criadas para durar trinta dias. Geralmente, a lente de contato mensal tem melhor custo-benefício e é destinada para o tratamento de disfunções como miopia, astigmatismo e presbiopia.

Lentes anuais

A lente de contato anual é indicada para pessoas que substituíram de vez os óculos de grau pelas lentes de contato. Se bem cuidadas, corrigem o grau de visão dos usuários que dependem diariamente desse auxílio.

Confira dicas de como trocar as lentes no tempo certo

Agora que você já sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato, vai precisar de dicas para não esquecer de trocar as lentes na hora certa. A vida corrida pode fazer com que o usuário esqueça de repor as lentes, mas vamos compartilhar a seguir dicas incríveis para não deixar que isso aconteça. Confira.

Lembrete no celular

Utilize a tecnologia a seu favor! Você pode criar um lembrete no calendário do seu celular e adicionar um novo evento que vai se repetir a cada quinze ou trinta dias, ou somente daqui a um ano. Dessa forma, o seu celular vai te lembrar de trocar as lentes no momento certo.

Escreva a data da troca no estojo

Ao escrever a data do próximo descarte na tampa do estojo, você deixa visível esse compromisso e, assim, dificilmente vai esquecê-lo. Isso deve ser feito sempre que for trocar as lentes.

Escolha um dia do mês

Isso vale, obviamente, para as lentes mensais. Por exemplo, se você abriu uma lente no dia 8, então essa será a data do descarte no mês seguinte. É como se você escolhesse uma “data de aniversário” para as suas lentes.

Anote no banco de tarefas ou em outro aplicativo

O celular pode te ajudar a saber quanto tempo pode ficar com a lente de contato. É só registrar a próxima data no banco de tarefas ou em algum aplicativo de agenda. Esse recurso facilita a editar a data quando for necessário.

Pode dormir com lentes de contato?

Como vimos, é possível encontrar modelos de lentes com diferentes períodos de uso, mas precisa-se seguir as orientações corretamente. Nunca dormir com as lentes é mais uma dica importante para garantir a saúde dos olhos.
Essa orientação se deve pelo fato das lentes de contato serem um corpo estranho aos olhos, independente da tecnologia do seu material. Caso contrário, a probabilidade de desenvolver irritação e infecções oculares é muito grande.

Suas próximas lentes estão na Lentes Web

Quando o usuário sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato, a experiência com esse acessório pode ser muito vantajosa. Fique atento às dicas que compartilhamos e você vai ter uma melhor qualidade de vida.
Agora que você já sabe como utilizar lentes de contato, aproveite as melhores marcas oferecidas pela Lentes Web e escolha a que mais se encaixa com o seu ritmo de vida. Não deixe de acessar o nosso site, com a receita médica em mãos e adquirir as suas lentes de contato.