O uso da lente de contato tórica é indicado para pessoas com astigmatismo que desejam ter mais praticidade e conforto no dia a dia. Isso porque esse tipo de lente possui um formato diferenciado, feito para suprir especificamente as limitações de visão do paciente.
Se você pretende se tornar usuário da lente de contato tórica e quer saber um pouco mais sobre o produto, está no lugar certo! A seguir, vamos explicar como essa lente funciona, em qual situação ela é recomendada e quais são as medidas corretas para a sua conservação.
O que é astigmatismo?
O astigmatismo é uma limitação visual — congênita ou não —, causada por uma deformação na curvatura da córnea. Essa alteração faz com que os raios de luz alcancem diferentes regiões da retina sem focar em um ponto específico, causando o embaçamento da vista.
Sabendo o que é astigmatismo, fica mais fácil compreender o funcionamento da lente de contato tórica e o motivo do seu formato se diferenciar do das outras lentes. Afinal, o produto precisa ter características próprias que atendam adequadamente às necessidades das pessoas com essa doença.
O que é lente tórica?
Como foi dito, a lente de contato tórica foi criada para o tratamento do astigmatismo. Para isso, ela possui o formato que se assemelha ao da córnea afetada pela enfermidade, diferente dos outros modelos, que são esféricos.
O formato irregular das lentes de contato tóricas permite criar refrações variadas e potências de focagem vertical e horizontal, que corrigem a ausência de nitidez dos objetos. Assim, agora que você já conhece como o artigo atua, o próximo passo é saber quais são os materiais das lentes para astigmatismo disponíveis no mercado.
Tipos de lentes tóricas
Além do formato especial, a composição dessas lentes é outro fator que torna o produto eficiente no tratamento do astigmatismo associado ou não à miopia e hipermetropia. Elas podem ser gelatinosas ou compostas por silicone hidrogel e hidrogel, materiais que proporcionam conforto em contato com os olhos.
A lente de contato gelatinosa é flexível e tem a espessura mais fina, além de possuir grande quantidade de água. Essas características possibilitam maior oxigenação da córnea, fazendo com que ela esteja entre as lentes mais indicadas pelos oftalmologistas.
Tempo de uso de lentes para astigmatismo
Essas lentes de contato podem ter descarte diário, quinzenal, mensal e anual. Aliás, esse dado nunca deve ser esquecido pelo usuário, pois, do contrário, a eficiência das lentes pode estar comprometida, além de colocar em risco a saúde dos olhos. Por isso, nunca despreze o tempo de uso de lentes de contato.
As lentes de descarte diário, quinzenal e mensal são comercializadas por caixas, contendo de seis a trinta unidades da marca e do modelo escolhidos por você. Já a anual é vendida por unidade e deve ser escolhida por quem está comprometido em se dedicar aos cuidados do produto e dos olhos.
Confira 5 dicas para ajudar na adaptação das lentes
Embora as lentes tóricas já possuam material que possibilita hidratação e flexibilidade, não custa nada tomar algumas medidas que ajudem a proporcionar mais conforto aos olhos, não é mesmo? Listamos, abaixo, algumas dicas bastante eficazes para o processo de adaptação. Confira!
1 - Mantenha os olhos hidratados
Olhos bem-cuidados tendem a se adaptar melhor às lentes de contato. Isso significa que fazer a hidratação com o uso de colírio para lente de contato gelatinosa é importante. Aliás, tal atitude se torna ainda mais necessária quando a utilização das lentes é prolongada.
2 - Siga corretamente as instruções de uso
É sempre indicado ler as indicações de uso presentes na caixa, além de buscar orientações por parte do seu médico oftalmologista. Não deixe de fazer a limpeza com solução específica e armazenar corretamente as suas lentes no estojo com solução de limpeza, além de respeitar o tempo de validade delas.
3 - Higienize as mãos
Para colocar e retirar as lentes é fundamental que as mãos sejam lavadas com água e sabão e adequadamente enxugadas. Atenção! Não utilize papel ou toalha que solte resíduos, para que eles não grudem na superfície da lente.
4 - Faça a limpeza do estojo de armazenagem
Se tem um detalhe que geralmente o usuário esquece é de limpar o estojo de armazenagem. Isso deve ser feito uma vez por semana, com solução de limpeza e secagem com toalha de papel limpa.
5 - Treine com calma a colocar e retirar as lentes
Para que os seus olhos se adaptem mais facilmente à lente de contato tórica, é interessante que, nos primeiros dias, você reserve um tempo para colocar e retirar o produto, com atenção e tranquilidade. Contudo, não se preocupe! Em pouco tempo, você vai fazer esse movimento com rapidez e muita habilidade.
Melhores lentes para astigmatismo estão na Lentes Web
Agora que você já sabe o que é lente de contato tórica e como utilizá-la corretamente, chegou a hora de escolher o seu primeiro par. No nosso site, você encontra as melhores marcas a preços super acessíveis.
Para adquirir as suas lentes conosco, envie a receita médica e faça a compra do conforto do seu lar, por meio do nosso site. Em caso de dúvidas, fale com a nossa equipe, pelo WhatsApp, no número (41) 99550-0701. Boas compras!