Dificuldade de enxergar de perto: causas, sintomas e tratamentos
Dificuldade de enxergar de perto: causas, sintomas e tratamentos
A dificuldade de enxergar de perto é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Esse distúrbio visual aparece com o avançar da idade, quando é diagnosticada presbiopia ou por má formação nos olhos, quando é hipermetropia.
Se você está interessado em entender por que passou a ter dificuldade para enxergar de perto, este artigo pode ser bastante útil. Vamos explicar quais são as causas da presbiopia e da hipermetropia e os tratamentos mais indicados, além de indicar hábitos saudáveis que podem aliviar os sintomas.
O que é a presbiopia?
A presbiopia é um problema de visão relacionado à idade e é caracterizado pela perda gradual da capacidade de focar imagens de objetos que estejam mais próximos. Por estar associada ao envelhecimento, a presbiopia não é uma doença, e sim uma condição natural dos olhos.
O seu diagnóstico é dado pelo médico oftalmologista, que consegue identificá-la através de exames realizados no consultório. Provavelmente, ao passar por uma consulta oftalmológica, você precisará fazer o teste de acuidade visual para identificar o nível da sua disfunção.
O que é hipermetropia?
A hipermetropia é uma disfunção que já nasce com a pessoa, e é chamada de erro de refração. Para saber o que é hipermetropia, é necessário entender a anatomia dos olhos. Neste caso, eles são curtos para a córnea e o cristalino e, por isso, as imagens de objetos próximos ficam embaçadas.
Assim como a presbiopia, o diagnóstico da hipermetropia é feito pelo médico oftalmologista. No consultório, ele fará o exame de refração utilizando o aparelho chamado auto-refrator, que vai identificar o grau de refração do paciente.
Quais são as causas?
A principal causa da presbiopia é o processo de envelhecimento do olho. Com o passar dos anos, o cristalino perde sua elasticidade, tornando-se mais rígido e menos capaz de mudar sua forma para focalizar os objetos próximos. Isso geralmente começa a ocorrer a partir dos 40 anos.
Já na hipermetropia, o diâmetro do olho é curto para a córnea e o cristalino, por isso, a imagem do objeto mais próximo se forma atrás do olho. A pessoa passa a ter dificuldade de enxergar de perto e não consegue exercer normalmente as suas tarefas cotidianas.
Saiba quais são os sintomas
Como já falamos, os sintomas da dificuldade de enxergar de perto podem ser facilmente identificados e não devem ser ignorados, por mais que sejam naturais do envelhecimento. Listamos a seguir os sinais mais comuns, para que você se mantenha em alerta:
Presbiopia
1. Dificuldade em ler textos pequenos, especialmente em ambientes com pouca luz;
2. Necessidade de afastar o objeto para conseguir o foco desejado;
3. Sensação de cansaço nos olhos durante a leitura ou outras atividades que exijam esforço visual de perto;
4. Dificuldade em ver objetos claramente próximos, como celulares, tablets ou jornais.
Hipermetropia
1. Objetos mais próximos aparecem com imagem desfocada, sendo este um dos sintomas de hipermetropia;
2. Dores de cabeça;
3. Redução do hábito de leitura;
4. Sonolência;.
5. Olhos cansados.
Conheça os tratamentos indicados
Existem várias opções de tratamentos disponíveis para corrigir a dificuldade de enxergar de perto. Se você identificou em você algum sintoma dos listados acima, talvez seja um forte candidato a ter o diagnóstico de presbiopia ou hipermetropia. As opções de tratamento para as duas disfunções são muito semelhantes:
Presbiopia
1. Óculos de leitura: são óculos especialmente projetados para corrigir os problemas de visão de perto. Eles têm lentes convexas que ajudam a focalizar a luz restrita na retina, permitindo uma visão mais nítida de objetos próximos;
2. Lentes de contato multifocais: para aqueles que preferem não usar óculos, as lentes de contato multifocais são uma opção viável. Essas lentes têm diferentes zonas de correção, que permitem ao usuário ver tanto de perto quanto de longe. Na Lentes Web, você encontra as melhores marcas do mercado. Confira o nosso site.
Hipermetropia
1. Óculos com lentes de visão simples: existem diversas opções de materiais para as lentes simples: acrílica, policarbonato, resina e vidro. A escolha por uma delas deve ser feita em conjunto com o médico oftalmologista.
2. Lentes de contato: o tipo de lente para hipermetropia varia conforme o material, a duração e o fabricante. Na Lentes Web, você encontra as marcas CooperVision, Hidroblue, Morning e Acuvue Oasys Transitions.
Como prevenir?
Não há uma maneira conhecida de prevenir completamente a presbiopia e a hipermetropia, já que a primeira está relacionada ao processo natural de envelhecimento, e a segunda, à genética. No entanto, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a manter a saúde ocular em dia. Confira alguns deles:
• fazer exames de vista regulares;
• seguir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes importantes para a visão, como vitaminas A, C e E;
• evitar o tabagismo;
• proteger os olhos da exposição excessiva à luz ultravioleta.
Encontre suas lentes na Lentes Web
A dificuldade de enxergar de perto pode ser uma condição visual comum associada ao envelhecimento e à má formação dos olhos. Embora seja inevitável para a maioria das pessoas, os sintomas podem ser facilmente corrigidos com o tratamento correto.
Na Lentes Web, você encontra as melhores marcas de lentes de contato multifocais para quem tem dificuldade de enxergar de perto e outros tipos. Acesse o site e confira os nossos produtos voltados para a saúde dos seus olhos. Estamos esperando por você!