Esta é uma dúvida frequente entre os novos usuários de lentes de contato e nós da Lentes Web queremos te ajudar a entender como funciona a conversão/transposição da receita de óculos para lentes de contato.
Ao consultar o médico oftalmologista e realizar exames, caso haja necessidade de correção da sua visão para que você passe a enxergar melhor, ele irá receitar uma prescrição para esta correção que é feita através das lentes de grau na maioria dos casos.
Aqui no blog nós temos um artigo sobre quais são os problemas de visão corrigidos pelas lentes de contato, não deixe de conferir!
É comum que os oftalmologistas prescrevam receitas para uso de óculos pois os equipamentos usados para aferição do seu grau simulam a posição dos óculos no seu rosto, assim se você tem interesse e gostaria de usar lentes de contato o ideal é conversar com seu médico, ele é o profissional capacitado para realizar a adaptação das lentes ideais para você.
Ainda assim é interessante que você saiba que receita dos seus óculos pode ser convertida para lentes de contato.
Primeiramente vamos entender e interpretar a receita para óculos:
Exemplo de receita de lentes de contato tóricas para correção de miopia com astigmatismo
Exemplo de receita de lentes de contato tóricas para correção de hipermetropia com astigmatismo
Exemplo de receita de lentes de contato multifocais ou bifocais para correção de presbiopia (vista cansada)
ou
Exemplo de receita de lentes de contato multifocais ou bifocais para correção de presbiopia (vista cansada)
Exemplo de receita de lentes de contato para correção de miopia
Exemplo de receita de lentes de contato para correção de hipermetropia
LEGENDA
OD - Olho Direito
OE - Olho Esquerdo
Esférico - É o grau das lentes de contato para a correção de miopia e hipermetropia. No caso da miopia, o grau é negativo. Se for hipermetropia, o grau é positivo.
Cilíndrico - É o grau das lentes de contato para a correção de astigmatismo
Adição - É o grau informado para lentes de contato para a correção de Presbiopia
Agora que você já sabe interpretar a receita oftálmica de acordo com a sua necessidade de correção fica mais fácil entender por que a receita de óculos precisa ser convertida para lentes de contato.
Como dito, os médicos, para verificar sua qualidade visual e fazer os testes de correção, utilizam um equipamento que simula a posição dos óculos no seu rosto, o refrator, ou seja, com a posição das lentes dos óculos a certa distância dos seus olhos.
É por este motivo que é necessária a conversão da receita, pois as lentes de contato ao contrário dos óculos, ficam em contato direto com seus olhos.
A distância vértice nada mais é do que a distância entre a parte de trás de uma lente corretiva, dos seus óculos ou das lentes de contato, e a parte da frente da córnea.
A distância vértice está diretamente ligada ao conforto no uso das lentes corretivas, pois a lente mal posicionada pode causar dores de cabeça e até mesmo a impossibilidade do uso das lentes de contato caso a receita não esteja adaptada.
Paciente com miopia: O foco está antes da retina, fazendo com que o mesmo tenha necessidade de correção deste foco. Necessidade de correção. Imagem: Miopia -10,00 Dioptrias
Miopia corrigida com óculos: Com a correção por óculos, observamos que o foco se encaixa na posição correta a retina, com a distancia de aproxidamente 12mm da córnea. Correção com distancia. Imagem: Miopia corrigida com lentes de óculos -10,00 Dpt.
Miopia corrigida com lentes: Quando se utiliza a lente de contato, por estar em contato direto com a córnea, caso não tenha a transposição ou conversão do grau, o foco irá ultrapassar a retina, fazendo com que o paciente sinta o grau mais forte. Contato direto com a córnea. Imagem: Miopia corrigida com lentes -10,00 Dpt.
Miopia compensada: Utilizando do mesmo exemplo anterior, agora podemos ver que, com a transposição distancia vértice aplicada corretamente, o foco irá se posicionar de forma correta e proporcionar a melhor correção do grau. Óculos compensada para lentes. Imagem: Miopia de -10,00 na RX de Óculos Compensada com -9,00 dpt. Com lentes de contato.
A transposição é realizada através de cálculos técnicos, porém você não precisa se preocupar com fórmulas matemáticas, existe uma tabela para conversão para cada fabricante e se aplica a partir do grau 4, tanto para miopia como para hipermetropia.
Grau esférico: Valor absoluto do valor "esférico" em sua receita de óculos.
Se negativo: Sinal "-" que acompanha o valor "esférico" em sua receira de óculos. Ele indica miopia.
Se negativo: Se positivo: Sinal "+" que acompanha o valor "esférico" em sua receita de óculos. Ele indica hipermetropia.
Caso sua receita indique a necessidade de correção de miopia ou hipermetropia com astigmatismo a conversão depende de cálculos mais completos que podem ser feitos pelo seu oftalmologista ou pelo técnico óptico.
Cada fabricante tem uma tabela de cálculo de acordo com as especificações das lentes que produzem, que podem variar de diâmetro e curvatura base, além do posicionamento do eixo em cada lente.
Por exemplo, a receita para óculos abaixo:
Convertida para lentes de contato de um determinado fabricante ficaria com os seguintes parâmetros:
RECEITA CONVERTIDA
Ou seja, neste caso houve conversão nos graus esférico e cilíndrico, não havendo necessidade de conversão do eixo.
Em alguns casos há necessidade da conversão do eixo.
Desta forma as lentes que você vai receber podem indicar o grau diferente daqueles informados na sua receita.
Você deve ficar tranquilo, pois a Lentes Web conta com profissionais capacitados para interpretar sua receita e verificar se é necessária a conversão.