Saiba como guardar lente de contato da forma correta
Saiba como guardar lente de contato da forma correta
Saber como guardar lente de contato é fundamental para ter uma boa experiência com o produto. Ao ficar exposta ao ambiente, as chances da lente acumular impurezas são grandes, e em contato com os olhos, pode provocar infecções. O que muitas pessoas não sabem é que o seu armazenamento exige cuidados.
Para manter essa ferramenta ocular em condições de ser utilizada, sem causar preocupações, é necessário investir em acessórios de boa qualidade. Quer saber quais são? Continue a leitura e aprenda dicas rápidas e práticas sobre como guardar lentes de contato e usá-las da forma correta.
Onde guardar as lentes de contato?
Os estojos para lentes são caixas pequenas criadas para guardar as lentes em solução líquida apropriada. Elas possuem dois compartimentos e suas tampas estão marcadas com um L, para a lente do olho esquerdo, e um R, para o olho direito. O mais importante é não trocar as lentes na hora de utilizá-las.
O tempo de uso do estojo é de três meses no máximo. Assim, asseguramos os cuidados com a lente de contato e, consequentemente, com a saúde do usuário. É indicado, ainda, utilizar água morna e solução multiuso para higienizar o estojo e, após, deixá-lo secar naturalmente.
Quanto tempo as lentes podem ficar no estojo?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto tempo a lente de contato pode ficar no estojo. Em geral, as lentes de contato podem ficar armazenadas e embebidas em solução líquida por até 30 dias. Porém, o recomendado é buscar orientação com o seu oftalmologista e verificar o manual de uso.
Antes de colocá-lo nos olhos, limpe e desinfete o produto com solução nova. Contudo, se sentir desconforto fora do normal, jogue as lentes antigas fora e comece com um novo par. O mais importante é seguir todas as indicações de utilização para não colocar em risco a saúde dos seus olhos.
Qual a melhor solução de limpeza para a sua lente?
Como você viu, as lentes devem ficar na solução de limpeza ao serem armazenadas no estojo. Do contrário, resíduos provenientes da poluição, bactérias e outras impurezas podem impregnar no produto e causar danos aos olhos.
Todavia, como escolher a solução de limpeza certa para as suas lentes? Essa dúvida acompanha muitos usuários, mas pode ser facilmente esclarecida na medida em que existem soluções para lentes de contato específicas para cada tipo de lente.
Saiba quais são os tipos de lentes existentes
Portanto, quando conhecemos os tipos de lentes de contato fica fácil encontrar a solução de limpeza certa para o uso diário e poder, dessa forma, fazer o armazenamento correto. Ao se falar em material, a lente pode ser classificada em gelatinosa ou rígida. Saiba mais sobre cada uma.
Lentes rígidas
Elas são utilizadas para graus mais altos e, como o nome já diz, não são flexíveis como as gelatinosas. Têm a característica de proporcionar melhor nitidez visual, além de apresentarem maior durabilidade.
Embora muitas pessoas tenham resistência em utilizá-las por considerarem pouco confortáveis, hoje, existem no mercado lentes rígidas com materiais de alta permeabilidade ao oxigênio e proteção reforçada contra acúmulo de resíduos. Essas mudanças permitem que elas sejam mais finas, trazendo mais conforto.
Lentes gelatinosas
Esse tipo de lente tem maior quantidade de água na sua composição, facilitando a adaptação aos olhos. Ela é feita de silicone e hidrogel, materiais que proporcionam maior permeabilidade ao oxigênio.
Geralmente, são utilizadas para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Porém, se o grau for muito alto, o mais indicado são as lentes rígidas. Nesse caso, a escolha pelo material da lente deve ser efetuada em conjunto com o oftalmologista.
Mitos e verdades sobre o uso das lentes
Além de saber como guardar lente de contato, o usuário precisa filtrar as informações que aparecem sobre a utilização dessa ferramenta tão importante para a saúde dos olhos. Confira, a seguir, alguns mitos e verdades sobre o uso e a conservação das lentes.
Água pode substituir a solução de limpeza
Mito. Para aprender como guardar lentes de contato é fundamental saber que a lente só está livre de impurezas com o uso da solução para lentes. Isso porque a água não tem a capacidade de eliminar totalmente a sujeira, principalmente aquela que não conseguimos ver a olho nu.
As lentes são indicadas para todas as idades
Mito. Embora exista uma variedade de tipos e modelos de lentes de contato, não significa que elas atendam às necessidades de todas as idades. A depender das condições do paciente, o médico oftalmologista pode indicar óculos ou outros tratamentos.
Higiene é essencial para manusear as lentes
Verdade. A higiene é um requisito fundamental para o uso correto das lentes, tanto para manusear quanto para armazenar. Lentes limpas e estojo livre de impurezas devem fazer parte da rotina do usuário.
Melhores produtos para lentes estão na Lentes Web
Agora que você já sabe como guardar lentes de contato, está apto para utilizar esse produto, que traz qualidade de vida para muitas pessoas. Siga todas as nossas dicas e tenha uma ótima experiência com as suas novas lentes.
Na Lentes Web, você encontra as melhores marcas de soluções para lentes de contato e estojos para armazenamento. Acesse o site e confira esses e outros artigos criados para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar.